segunda-feira, 14 de julho de 2008

Bonitinho, mas ordinário

Estive na capital estadual mais uma vez no último final de semana e posso garantir duas coisas: primeiro, Curitiba continua linda e fria, muito obrigada; segundo, textos tratando da viagem serão freqüentes, uma vez que sobra assunto pra mais de metro.
Esclarecidos esses dois pontos, ainda posso garantir um terceiro: em Curitiba a inspiração está em cada canto das ruas históricas, dos parques arborizados, dos prédios modernosos, da iluminação pública.
Oi?
Sim, quando se tem a companhia de pessoas tão surtadas quanto você, pode-se tirar mil fotos de um único poste, para que ele vire crítica (senão política, no mínimo urbana) em blogs por aí.
O fato é que algumas praças e pontos turísticos de lá são iluminados por um tal “Lampião Republicano” – sim, o poste tem um nome e um nome composto! – que foi implantado pela prefeitura como forma de resgatar parte da história da cidade, uma vez que segue um modelo adotado em 1929. Bem, os lugares ficaram mais nostálgicos e com aspecto antigo. No entanto, segundo fonte surtada porém segura, o poste de nome composto nada mais faz do que iluminar as árvores.
Creia, ele joga luz para cima! Posso estar enganada, mas a impressão que tenho é de que postes de iluminação pública deveriam iluminar, assim... As vias públicas – leia-se calçadas e ruas. Não que pássaros não precisem de luz para voar mas, er... Exceto corujas (que não têm problemas com o escuro) eles tampouco voam à noite.
A segunda parte da história toda diz respeito ao fato de que, além de iluminar o céu (tenho vontade de rir cada vez que penso nisso), o Lampião com duas lâmpadas, que é o mais utilizado, ainda gasta três vezes mais energia do que postes de iluminação comum, uma vez que suas lâmpadas precisam ser mais potentes e em maior quantidade, para compensar a posição errada em que foram projetadas. O número de postes também tende a ser maior pelo motivo supracitado, o que nos dá uma superpopulação de postes de nome difícil que servem para absolutamente nada além de deixar a cidade mais engraçadinha e com uma conta de energia mais alta.
Todas essas informações talvez nos ajudem a encontrar a resposta para uma questão fundamental que norteia nosso país: “Que diabos fazem os políticos?”. Simples, pensam em coisas pouco úteis, mas que pareçam brilhantes – sim, foi um trocadilho – para que pessoas como nós tenham motivo pra achar que eles são os menos piores.
O único ponto que permanece obscuro é pensarmos que o mesmo governo que faz campanha pelo racionamento de energia também opta por uma estrutura que, apesar de bonita no conceito, na prática é totalmente ineficiente.
Por sorte as conversas fluem pelas praças da capital, fazendo com que esse tipo de detalhe seja discutido, sabe-se lá por que motivo. Adoro idéias que aparecem do nada, como uma lampadazinha no cérebro da gente – ainda que não seja tão bonitinha assim.

Inutilidade Pública

[Carolina]

Créditos: Engenheiro Eletrotécnico e guia preferido. Obrigada pelos papos.

6 comentários:

Unknown disse...

Bonitinho mesmo.
E talvez nem Curitiba, nem cidade alguma tivesse a mesma aparência sem esse tipo de iluminação.
Engenharia Eletrotecnica é cultura total.
Mas quando eu digo total, é de forma literal. Total. Tudo. Inclusive, bicho de pé.
:*
Welcome!

Kaká disse...

ééééé!
realmente é bonito!
se vale a pena, isso já é outra história!
já ouviu aquela frase "faça o que eu digo mas não faça o que eu faço"?
é exatamente isso! :/
mas que Curitiba é ótima, sem dúvida!
aliás, eu conheço um monte de músicas que falam de curitiba; quer ouvir?
HAUhauaHuahuahuA

;**

[Lê]

Fernanda. disse...

éé..
tava lembrando dos postes de 5 mil reais que o prefeito de cascavel colocou numa praça lá..
aliás.. não é uma praça.
é um lugar com um monte de postes!
deve ter mais de 50.. certeza!
lembrando que cada um custou 5 mil..
ééé..

Unknown disse...

LE, canta a musica de ctba. boiei total. ¬¬

Kaká disse...

Ela fala de músicas do tipo "Sou capial, sou capial..." (evito finalizar, mas sintam-se à vontade para tanto).
Hahahahahahahaha.

E não é que colocaram uns postes desse tipo em Maringá também?
Realizei hoje pela manhã. Afe!

[Carol]

Marlon disse...

hãmmm... salvo engano esses postes já estão pelas ruas de curitiba no mínimo a mais de 10 anos... e não entendi sua opnião... Curitiba é uma cidade turística, portanto também tem que ser bela para turistas... agora bonita deve ser mesmo Maringá... né, não!?