quinta-feira, 26 de junho de 2008

Com que letra eu vou?

No trabalho (e quanto trabalho) na sala de arquivos, distraída, cantarolando qualquer pagode apaixonado... de repente, numa caixa, a identificação: "Luminárias e ESTENÇÕES". Doeu muito mais em mim do que em você, pode acreditar. Saí aos berros procurando o autor de tal façanha, não antes de me certificar com meu oráculo de gramática e ortografia. Mas eu tinha certeza de que estava errado. Aquilo não podia me causar tão má sensação estando certo. É claro que, nessas horas, a gente nunca acha o culpado. Meus serviços então, foram novamente solicitados para conSertar a etiqueta...
Devo ser mesmo muito chata. Tem coisa mais irritante do que um sujeitinho, calouro na empresa, que sequer saiu das fraldas, te corrigindo o tempo todo? Você fica torcendo para ele dar o primeiro deslize, para que você possa com toda pompa dizer:- "Está errado, meu bem. Não é assim que se fala/escreve". E descontar todas as 397363 vezes que ele te fez passar por isso... Mas é tudo uma questão de cultivar a língua-mãe. Principalmente num local de trabalho onde os "pareceres" são tão importantes. Chama essa menina para corrigir o parecer. E tira um SEJE daqui, e acrescenta um H no "a muitos anos" dali. Pensando bem, adoro ser esse tipo de referência.
Não estou aqui para fazer julgamentos, nem para colocar ninguém de castigo, com orelha de burro, agachado no milho. Mas defendo a causa da Língua Portuguesa. Escrever bem não é sinônimo de escrever difícil. É uma questão de leitura e curiosidade. Todos estamos sujeitos a falhas. Mas, vamos combinar? Você também se dói de rir quando chega aquele e-mail: Pérolas da FAFIFUFI. Acertei? Então, para não ser motivo de chacota, continue lendo este blog! (Adoro a humildade). Você aprenderá muito sobre figuras de linguagem, do tipo ironia, do tipo pleonasmo, do tipo onomatopéia, do tipo eufesmismo, do tipo hipérbole...E por aí vai.
Mas, já que citei as pérolas dos vestibulares da vida, vejamos alguns dos que recebi hoje:
"A Previdência Social assegura o direito à enfermidade coletiva."
(Faz sentido. O seu Plano de Saúde só servirá na ocorrência de epidemias, não é?)

"O Chile é um país muito alto e magro."
(Consegue visualisar? Pense assim no Sr. Marco Maciel.)
"Quando um animal irracional não tem água para beber, só sobrevive se for empalhado."
(Deve ter sido o destino do autor da frase.)
"Lenda é toda narração em prosa de um tema confuso."
(Entendeu, certo? Todo discurso de político é uma Lenda.)
"O Sol nos dá calor e turista."
(Esse, com certeza é carioca.)
"O vento é uma imensa quantidade de ar."
(Nunca teria imaginado.)
"O cérebro humano tem dois lados, um para vigiar o outro."
(A velha história do Tico e Teco, não?)
"O nosso sangue divide-se em glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e até verdes!"
(E o nome do seu pai deve ser Shrek)
"Em 2020 a caixa de previdência já não tem dinheiro para pagar aos reformados, graças à quantidade de velhos que não querem morrer."
(Meu Deus!)
É isso, chega porque meu abdômen já dói. Boa quinta-feira.

[Karina]

6 comentários:

Kaká disse...

É, Luis de Camões deve revirar-se no túmulo de vez em quando. Deve acontecer ao mesmo tempo que eu reviro-me de rir e meu cérebro revira-se de dor.

=*.

Kaká disse...

Ninguém Merece!
tenho professores, com doutorado e tudo, que insistem no seje, no menas e no gerúndio!
dói taaanto meu ouvido!
por isso que eu falo, 'nozes' tamém semos cultura! ;x
UAhuhUAhAUHAuHuA
;**

Unknown disse...

Isto, e o deixa para "MIM" fazer, por exemplo, detona com qualquer um. Adorei seu texto! Beijos.

Eduardo - www.dumc.zip.net disse...

SejE, menAs, e o uso incorreto de MIM e EU, são erros clássicos. Mas, o uso incorreto do "Há" e "a", bem como a correta pontuação, são erros grotescos. Mas devo admitir, me perco sempre nos "porquês".

Cláudia Werneck disse...

O pior é que muitos destes assassinos da nossa Língua insistem em dizer que estão certos...às vezes até com S...rsss
Vocês são ótimas... só não aprenderam a dançar porque não foram persistentes, bem que mamães tentaram...

Beijos

Cláudia Werneck disse...

Esqueci de um detalhe...esta menina aí é uma paixãozinha, minha filhota do coração também.

Beijos