quarta-feira, 25 de junho de 2008

A história da gente

Imagine só, você tem 15, 16 anos, está no 2º ano do Colegial e o seu professor de história chega na sala de aula e diz:
- Muita gente aqui pretende fazer direito, né? Levante a mão quem pretende.
Cinco ou seis alunos levantaram a mão, o que numa turma com 40 pessoas, é bastante coisa.
- Que bom, porque eu quero que vocês aprendam história de um jeito diferente; vamos fazer um Júri Simulado de Adolf Hitler.

Pois é, o meu professor de história fez isso! Eu, louca por um desafio, como sempre, me alistei logo na defesa, assim como duas das minhas companheiras desse blog; a terceira estava muito ocupada mostrando todo seu potencial na Venezuela; mas se mostrou muito interessada, e ajudou muito com seus e-mails.

Com 11 pessoas na defesa, começaram as reuniões e as pesquisas; um trabalho realmente exaustivo, mas em muitos pontos gratificante. Dei de cara com um termo que na época não fazia o menor sentido, mas que hoje faz parte do meu dia-a-dia: a tal da Jurisprudência, decisões processuais unânimes tomadas pelos Tribunais de Justiça do país todo. É, eu sou um daqueles que levantou a mão quando o professor pediu.

Resultado: a defesa perdeu, e Hitler foi condenado por 5X2 votos, o que foi bastante, levando-se em conta o júri parcial; sejamos justos, doa 7 jurados, um entrou dizendo que não importava o que fosse ouvir, para ele Hitler era culpado; um outro ficou rabiscando ao invés de prestar atenção no que falávamos; outro ainda afirmou que suas crenças religiosas jamais permitiriam que Hitler fosse absolvido. 03 votos que nos fariam ganhar! Mas tudo bem, apesar de termos perdido recebemos muito mais elogios que a acusação, sem contar que estávamos muito mais bem vestidos.

Depois que acabou o júri saímos para comer uma pizza, e aí nasceu uma grande amizade, que hoje faz 04 anos! Parabéns pra gente, Sun Shine!

*ps.: Como se fosse uma fábula, deixo aqui a moral da história – “In Dubio pro Réu – na dúvida, absolve-se o réu.”.


[Letícia]

6 comentários:

Kaká disse...

Noites frias e deliciosas aquelas de pesquisa e formação de tese.
Parabéns pra gente, sweet heart!

Heil! Huhuhu.

=*.

Carolina.

Unknown disse...

Está é a garota!

Kaká disse...

Saudade imensa deste dia. Talvez, se não tivéssemos partido pra negativa de autoria... =/
tudo bem, serviu para aprendermos. e muito. sabemos tudo sobre hitler, inclusive seu paradeiro. hahaha
:*

füher! haha

Kaká disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eduardo - www.dumc.zip.net disse...

Só pra manter o meu papel de chato, os jurados agiram exatamente como agem os jurados "de verdade", alguns já entram com o veredicto feito: "CULPADO"; Outros (a grande maioria) estão ali contra a vontade e nem ligam para o que você fala. Mas uma coisa é clássica, juri simulado é uma fraude, fiz dois na faculdade, em ambos fui promotor, em ambos os jurados votaram a favor da parte com quem tinham mais amizade.

Cláudia Werneck disse...

Lembro bem deste dia,e lembro também de ter dito várias vezes à minha teimosa filha, que vocês deveriam dar-se uma chance pra ver se a amizade aconteceria...
Batata, ou melhor, Hitler...só não pensei que teria que ser algo tão radical assim pra uní-las...a batata seria mais suave...rs

Beijos linda, adoro você!!