quarta-feira, 23 de julho de 2008

Como transformar a Casa num Lar

Nada como chegar em casa após um dia cansativo, não? Depende...
Verdade, depende muito das pessoas com quem você divide o teto; para mim, por exemplo, não há nada pior do que chegar em casa lá pelas 18:30, com o pé doendo e a cabeça latejando e ter que ouvir “hoje é o seu dia de limpar o fogão...”! Juro, da vontade de abaixar quatro dos cinco dedos da minha mãe e soltar um sonoro f#@*-se!
É muito triste chegar em casa e se trancar logo no quarto pra não ter que conviver; por isso acredito que para se morar junto tem que haver compatibilidade e ainda mais, afinidade! Porque ninguém merece morar com alguém que ouve, no volume máximo, Kelly Key e coisas do tipo.
Só que respeito e uma dosesinha de bom-senso também são bem-vindos; respeito com o espaço e os costumes do outro; e bom-senso para se tocar que alguns comentários não são necessários, e que tem dias que é melhor deixar quieto.

Tantas histórias que eu conheço de pessoas que se davam bem, foram morar junto e aí já era. Uma pessoa inteligente e que eu realmente admiro uma vez me disse: “morar junto é como um casamento, você tem que saber abrir mão de algumas coisas e se impor em outras.”.

E eu não digo isso só em repúblicas; com a família também; nada como o respeito ao espaço de cada um, ou então aos costumes da família; a compreensão de que todo mundo tem seus dias bons e ruins; a noção de que autoridade é autoridade, mas uma boa conversa é sempre mais produtiva do que uma grande discussão.

Eu sei que morar junto é se relacionar, e não existe fórmula pronta pra nenhuma espécie de relacionamento, mas eu vou tentar uma:
Morar junto com sucesso = respeito + bom-senso + compreensão + afinidade + compatibilidade + MUITA paciência.


[Letícia]

3 comentários:

Eduardo - www.dumc.zip.net disse...

E não é que você realmente postou este texto? Então... morar junto exige muita coisa, entre elas, é claro, respeito. Eu já morei com + 4 pessoas, com mais 2 pessoas, com mais 1 pessoa e, claro, sozinho. De todas as experiências, a única que não me deu problemas foi quando morei com mais 1 pessoa. MOrar em dois é perfeito, quase não há discussões. Morar em 3 é SEMPRE problemático. Sempre fica dois contra um. É fato. Não conheço nenhum exemplo de pessoas que moraram em 3 e que tiveram um bom relacionamento. De qualquer forma, não há como se negar que existem pessoas que exageram nas frescuras...

Anônimo disse...

C'est la vie!

Sara disse...

Acho que vou passar esse texto pros meus irmãos lerem... Bom senso virou lenda pra eles...
hehehe
Ah, amiga, você me ama mesmo com os meus momentos de estresse e TPM?? Diz que sim? Diz que sim?? Simmmm??
hehehe
Beijocas